Se você ainda está iniciando no mundo digital talvez não esteja ciente do impacto que o Google tem em uma empresa.

Fique calmo, existem milhares de pessoas que assim como você ainda estão de fora desta fatia.

E com isso acabam deixando muito dinheiro na mesa…

Mas o lado positivo em tudo isso é que você já tomou o primeiro passo e está lendo este artigo! 😄

Vou te mostrar o impacto que o Google pode ter em uma empresa e como você pode utilizar isso a seu favor!

Então se acomode na cadeira e pegue um caderno de anotações pois vai valer a pena.

O impacto do Google na economia Brasileira 💰

Em 2016 a Deloitte lançou um relatório do impacto do Google na economia Brasileira.

Por sua vez o Google resolveu falar sobre isso e divulgar o relatório da empresa para as pessoas possam ter noção do quanto eles podem impactar o seu negócio (assim como a economia de um país).

Então vou reunir os principais pontos desse relatório para que você possa entender de uma forma prática.

O relatório engloba todas as atividades do Google como youtubers, apps… Mas vou falar apenas dos SITES!

De acordo com a Deloitte, o Google movimentou cerca de R$ 37 bilhões com os anunciantes em Google ADS.

Os donos de sites geraram uma receita de R$ 1,2 bilhões com os anúncios inseridos em seus sites.

E uma das ferramentas a “tá no mapa” que mostra seu site no mapa do Google para pesquisas LOCAIS, aumentou a visibilidade de mais de 3.000 pequenas e médias empresas.

Este foi o impacto da empresa na economia Brasileira.

Mas… Como aproveitar isso?

Aproveitando melhor a internet

Se esta ferramente incrível está gerando bilhões por ano, podemos pegar um pedacinho, correto?

Mas qual a melhor maneira de fazer isso?

Vou explicar minha visão de acordo com o que enfrento no meu dia a dia.

Atendo clientes de médias e grandes empresas para que eles possam crescer ainda mais utilizando o Google.

Pode parecer besteira mas a maioria deles ignora o fato de que o Google existe (coisa que o dono de uma pequena empresa não faz).

Isso pois as pessoas ainda estão muito presas a velha publicidade feita em televisão e rádio.

Ou então os que preferem anunciar em Facebook.

Não que eu não ache o Facebook uma ótima ferramenta, mas com ele você está “investindo em terra alugada”.

Estamos em 2018 e neste ano tiveram diversas acusações contra o Facebook sobre roubo de informações e esse é o tipo de coisa que pode acabar fechando uma empresa.

Quando isso acontecer, você está pronto para sustentar o seu negócio?

Por este motivo, sempre indico que meus clientes comecem a olhar mais para o Google.

Dê uma olhada na história desse rapaz que cresceu o negócio do pai utilizando a internet.

A internet está mais próxima do mundo real do que você imagina…

Bom, se você é dono de uma empresa, deve saber que ter o seu negócio em um bairro movimentado ou em ruas com grande tráfego de pessoas é essencial para atrair mais clientes.

O mesmo acontece com a internet.

De nada adianta você ter um site se ele não aparece para ninguém, se as pessoas nem chegam nele…

Desta forma ninguém vai te conhecer.

Então você precisa ver as “palavras chave” como as ruas e o seu site como o “seu negócio”.

Cada palavra chave possui um volume de buscas (pessoas pesquisando por ela).
Aqui você pode fazer uma pesquisa de palavra chave.

Funciona exatamente como a vida real, pessoas transitando e olhando as lojas.

Se seu site está em uma boa posição para uma palavra chave do seu negócio “hambúrguer em Florianópolis” por exemplo, você vai ter visitas no seu site e consequentemente irá fazer mais vendas.

Por isso, mais importante do que ter um site bonito, é saber onde vai colocar ele para que as pessoas consigam vê-lo.

O mesmo funciona para os seus ranking, não adianta você aparecer na terceira página do Google quando a maioria das pessoas não passam da primeira.

O impacto na sua marca 📈

Este é um dos pontos de maior impacto que vai acontecer no seu negócio.

As pessoas confiam tanto no Google que elas acabam selecionando um negócio por conta na sua colocação nas pesquisas.

Me responda, quantas vezes você já foi para a segunda página do Google?

As pessoas entendem que o que tem da segunda página para trás, é conteúdo irrelevante ou de baixo valor.

E se ao pesquisar por um SERVIÇO o seu cliente não encontrar a sua empresa na primeira página, ele não vai te ver com tanta autoridade quanto o seu concorrente que está aparecendo lá.

Ou seja, sua posição no Google conta para a sua autoridade na sua área da atuação.

E não precisamos ir muito longe para decifrar isto.

Me diga, quantas vezes você pesquisou por uma empresa antes de comprar algo dela? Quantas vezes você decidiu o que ia comer clicando logo na primeira opção que o Google te ofereceu? Quantas vezes você pesquisou outro termo ao invés de ir para a segunda página do Google?

E ai? Como quer que as pessoas vejam a sua empresa?

Resultados orgânicos

Hoje em dia está na moda falar sobre coisas “orgânicas” então vamos lá…

Os resultados orgânicos são todos que não pagam para aparecer, eles estão ali pois correspondem a algo que uma pessoa procurou e não precisaram pagar por isso.

Vamos supor que você escreveu um artigo sobre “como plantar batata” e alguém pesquisou sobre isso no Google, então seu site aparece para essa pessoa.

Assim o Google irá satisfazer o seu usuário fazendo com que ele continue a usar a ferramenta.

Pois se ninguém estivesse pesquisando, não teriam anunciantes e nem existiria mais Google.

Então basicamente ele funciona desta maneira.

Claro que aparecer nas pesquisas é muito mais complexo do que apenas escrever um artigo para uma palavra chave.

Mas quero que entenda o que é um resultado orgânico.

Diferente dele existem os resultados pagos.

Que nada mais são que os anunciantes, eles escolhem as palavras chaves que querem aparecer e pagam para o Google colocar eles na primeira página.

A Diferença entre ADS e Orgânico que pode te fazer LUCRAR ALTO

Sem dúvidas anunciar com o Google é uma ótima alternativa.

Rápido e prático, fazendo com que você apareça sem muito trabalho.

Mas eu costumo pensar a longo prazo e gosto de fazer com que meus clientes pensem da mesma maneira.

Não existe sucesso do dia para noite e se você focar sempre no longo prazo, crescer não será um problema.

A Rockcontent fez um estudo em cima de um artigo que rendeu para eles quase meio milhão de reais.

Lá eles falam que o fato de investir no resultado orgânico fez com que economizassem R$53.100,00 por mês em Google Ads.

Ou seja, para obterem o mesmo resultado de 500 mil em vendas, eles teriam que investir no mínimo 50 mil por mês.

Então essa é a principal diferença entre um resultado patrocinado ou não.

Hoje mesmo você pode criar sua conta de anúncios e fazer com que seu site apareça para as pessoas.

Mas infelizmente, irá depender disso para sempre, a não ser que mude o seu foco.

As vantagens da busca orgânica 🌱

Além da grande quantidade de dinheiro que você irá economizar com o tempo.

O resultado orgânico no Google faz com que você possa crescer uma MARCA e não apenas conquistar novos clientes.

Voltando um pouco no que já falei neste artigo.

Aparecer na primeira página faz com que você seja visto como alguém de autoridade no segmento em que atua.

E isso é completamente escalável, uma vez em que você pode produzir conteúdo para diversas vertentes do seu negócio e fazer com que ele aparecer para um número ainda maior de pessoas.

Você não precisa pagar para vender, você pode simplesmente trabalhar para que sua empresa seja conhecida.

Ter autoridade vai além de vender, com ela você cria seguidores fiéis, que falam da sua empresa e a indicam.

No mundo moderno não da mais para ficar correndo atrás de cliente, temos que fazer com que eles venham até nós.

90% dos cliques de uma busca vão para resultados ORGÂNICOS.

Isso porque as pessoas tem um “bloqueio” contra vendedores e qualquer coisa relacionada a isso.

Então mesmo que os Ads apareçam nas primeiras posições, eles ainda perdem espaço para quem aparece de forma natural no Google.

Assim como estar entre as 3 primeiras posições faz com que você receba o maior volume de visitas da busca, como mostra a imagem abaixo.

Você pode acessar esses dados aqui.

  1. Recebe 30% dos cliques
  2. Recebe 15% dos cliques
  3. Recebe 10% dos clique

E o resto é dividido nas outras posições.

O Mapa do Google 🌎

Talvez você não saiba mas existe uma ferramenta chamada Google meu negócio.

Nela você pode cadastrar o seu negócio com todas as informações contidas nele.

Essa em especial é para empresas locais pois te possibilita aparecer no “Mapa do Google”.

Além de te dar muitas informações sobre como as pessoas estão chegando até você através das buscas.

Mas qual o impacto do mapa para a minha visibilidade?

Bom, novamente vamos usar você como exemplo.

Já teve aquele dia onde não sabia onde ir comer e pesquisou por “hambúrguer em sua cidade“, você clicou na primeira opção do mapa do Google e ele já te mostrou fotos do estabelecimento junto com a sua localização direto no mapa.

Aposto que isso já aconteceu com você, e se não foi com comida pode ter sido com qualquer outra área da sua vida.

E o estabelecimento ganhou um novo cliente e uma nova venda por conta de algo simples.

O Bacana é que o mapa está inserido antes das buscas naturais do Google, fazendo com que a taxa de clique nos resultados dele seja altíssima (principalmente em Smartphone).

Considero essa como a ação mais simples que você pode tomar agora e que irá crescer o fluxo de clientes no seu negócio.

Como faço para o meu site aparecer no Google?

Bem, essa não é uma tarefa simples, são um conjunto de fatores que influenciam nos seus rankings.

Mas para que você entenda o mecanismo do Google, vou fazer algumas analogias.

Existem 2 principais forças que te colocam no primeiro lugar, sua autoridade e seus cliques.

O Google mede a sua autoridade de acordo com a quantidade e a qualidade de links apontando para o seu site.

Trazendo isso para o mundo real, é como se o seu amigo te indicasse uma empresa pois ele já comprou la.

Isso faz com que você confie nessa empresa que o seu amigo indicou.

Com o Google é a mesma coisa, quando você coloca um link no seu site que leva para outro site, é a mesma coisa que você falar para o Google “Eu confio nesse site e por isso recomendo ele”.

Quanto maior for o número de indicações que você tiver, mais forte será o seu site, fazendo com que você suba suas posições.

Outro fator são a taxa de cliques, o Google busca sempre oferecer o melhor resultado para os seus usuários, portanto se você está na 1º posição e o seu concorrente está na 2º mas as pessoas que entram no seu site elas voltam e clicam no de baixo pois você não resolveu o problema delas, o Google vai te colocar na 2º posição.

É simples de entender mas o conteúdo das suas páginas são essenciais para que isso não aconteça.

Assim como ter um alto volume de cliques no seu site.

Se quiser ir mais a fundo nisso, aconselho que baixe meu eBook sobre como aparecer no Google.

Tenho tráfego e agora?

Então você fez tudo certinho como te falei, posicionou seu site e tem pessoas visitando ele mas não consegue gerar vendas, o que fazer?

Existe uma regra que se chama “se você não pedir, você não ganha”.

E o que eu quero dizer com isso?

Simples, dentro da página que você posicionou na primeira página, é preciso ter uma chamada, avisou ou convite para que a pessoa tome uma atitude.

Você precisa facilitar a vida do seu cliente e induzir ele a compra.

Vamos supor que você é advogado e posicionou a pagina dos seus serviços, então a pessoa entra na página, lê todos os seus serviços, e…

Você precisa criar uma chamada do tipo “Entre em contato”, “agende sua reunião”, “saber mais”, “faça seu pedido”, “agende uma consulta” …

Esse são exemplos simples e que funcionam.

Você não pode esperar que a pessoa tome uma atitude em relação a você, você deve induzir ela a isso, é preciso fazer com que a pessoa de o próximo passo.

Cada visitante na sua página é um potencial cliente, não deixe que eles saiam do seu site sem tomar uma atitude.

Considerações finais

Quero deixar claro que isso não é uma tarefa simples.

Envolve trabalho e paciência para poder atingir os melhores resultados nas buscas.

O intuito deste guia é mostrar para você que é possível crescer o seu negócio utilizando o Google e sair na frente dos seus concorrentes pois a maioria deles não está fazendo isso.

 

 

 

 

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