Escrever uma copy é difícil.

Escrever uma copy capaz de alavancar o seu negócio é ainda mais difícil.

E escrever esse tipo de copy sem ter uma visão clara do que precisa ser feito, é praticamente impossível.

A menos que você tenha um checklist com o passo a passo completo, é claro.

Aí, basta você seguir as etapas ou simplesmente utilizá-lo como modelo de revisão.

O segredo para escrever uma copy capaz de vender 6 ou mais dígitos, está aqui:

10 passos para uma copy de 6 dígitos – Checklist completo.

✅ Passo 1 // Chame a atenção: Título e subtítulo

• HEADLINE

Identifique seu público.

Entenda quem é seu público, quem realmente são as pessoas que precisam ler a sua copy, e fale diretamente para elas.

Exemplo 1: “A graduação mais importante para um tributarista.”
Exemplo 2: “Dentista, este é o método para criar uma fila de clientes na porta do seu consultório”.

Aqui tem 9 dicas para você escrever suas headlines.

• SUBTÍTULO

– Mostre a eles que você entende seus problemas, identificando aquilo que tira o sono do seu cliente;
– Inclua suas necessidades, desejos e medos;
– Mostre a eles como você vai resolver seus problemas.

Observação: concentre-se no seu público-alvo, coloque-se no lugar dele, fale diretamente com ele.

Exemplo 1: “Tudo o que você precisa para avançar na carreira, ganhar mais e ser disputado pelas maiores empresas.”
Exemplo 2: “Tenha acesso ao passo a passo que me fez quebrar a barreira dos 3 clientes por semana e conseguir uma agenda lotada pelos próximos 6 meses.”

✅ Passo 2 // Problem Setup + Solução do problema

• PROBLEM SETUP

Conte a história sobre por que você criou uma solução para o problema apresentado, fale sobre a dor pela qual passou, como chegou a essa solução, etc.

Por exemplo, responda a estas perguntas simples para montar sua história:

  • Você enfrentou esse problema sozinho?
  • Você foi inspirado por algo que viu ou passou em sua vida?
  • Você passou por uma jornada do herói* ou enfrentou um momento decisivo na sua vida em que passou por dificuldades/desafios que o levaram a criar a solução que está oferecendo agora?

Observação: quando você conta sua história, não há problema em usar o ponto de vista de primeira pessoa.

Mostre empatia ao seu público, escreva na voz de alguém que está no lugar dele, reconhecendo que você entende os problemas/dores pelos quais ele está passando.

Identifique os problemas deles, escolha o problema MAIS importante do seu público e comece a partir daí.

O exemplo de problemas: medo do futuro, insegurança, falta de dinheiro, medo do sucesso, não conhecer o caminho e etc…

O exemplo de ângulos que você pode explorar:
– Eu costumava ser o tipo de pessoa que…
– Eu não tinha dinheiro para fazer isso, mas…
– Eu gastava xx horas por dia para…
– Eu passei por isso durante xx anos…

Quando você ganha a confiança deles, eles compram de você!

• SOLUÇÃO DO PROBLEMA

Mostre como a sua solução é simples e qualquer pessoa pode aplicá-la. É uma boa ideia usar uma metáfora. As pessoas tendem a se lembrar de histórias, metáforas e exemplos.

Exemplo: “Leva apenas 2 minutos por dia, é tão simples e rápido quanto escovar os dentes…

Observação: Não seja enigmático, fale de uma forma que até uma criança de 5 anos consiga entender.

✅ Passo 3 // Mostre os resultados e Detalhe os benefícios

• MOSTRE OS RESULTADOS

  1. Mostre a velocidade do resultado
    Se você fizer isso, verá o resultado X em X tempo…
  2. Pinte um quadro do futuro
    “imagine onde você estará _____”
  3. Apresente os benefícios futuros
    “Em X anos, imagine como será _____ ”

• DETALHE OS BENEFÍCIOS

1 – Adicione ainda mais detalhes
A seção “benefícios” geralmente acaba sendo a parte mais importante de uma carta/página/vídeo de vendas.

  • Quando definir e incluir seus benefícios na copy, expanda-os e adicione mais “carne”.
    Exemplo:
    Ao participar deste evento, você estará cercado por mulheres que pensam como você, que serão capazes de entendê-la, serão as pessoas certas com quem você deve se conectar.

Observação: sempre mantenha o desejo do seu cliente alinhado com os seus benefícios.

2 – Venda a transformação

  • Relembre o seu público sobre a transformação pela qual eles passarão ao usar seus produtos/serviços;
  • Busque sempre usar uma linguagem emocional poderosa, com palavras fortes e que causem impacto em quem está lendo/ouvindo.

✅ Passo 4 // Credenciais e Prova social

Credenciais
Afiliações, prêmios, licenças, influenciadores, etc.

Credibilidade
Estudos oficiais/pesquisas, patrocinadores, equipe, estatísticas, etc.

Prova social
Depoimentos, estudos de caso, citações, análises, etc.

Podem ser as análises/depoimentos de pessoas famosas que estão usando este produto/serviço e obtendo resultados.

Observação: o mais importante é mostrar a transformação.

Hack:
Pergunte ao seu público: “como era sua vida antes?” e “como está sua vida agora?”

Inclusive, escrevi um artigo falando apenas sobre isso, veja aqui.

✅ Passo 5 // Faça sua oferta

  • Apresente como um convite (não formal).
  • Mostre um tom confiante, uma psicologia reversa – é pegar ou largar. Desqualificar quem não tem interesse, mostrar que você está falando sério.
    Exemplo:
    Aqui está a minha oferta… Se você não está interessado / se não é o certo para você / se não é o momento certo da sua vida, tudo bem… isso é apenas para pessoas que estão dispostas a fazer o trabalho / investir seu tempo / pronto para se comprometer com o processo…
  • Você pode até fazer a oferta de um ângulo de “estou fazendo um favor depois de tudo o que fiz para entregar essa solução pronta para você”. Mostre a eles que você não precisa deles, mas que eles precisam de você. Tome cuidado para não parecer arrogante.
  • Sinta-se bem em fazer uma oferta, sinta-se bem em dar ao seu público a oportunidade de comprar seus produtos/serviços.

✅ Passo 6 // Adicionar bônus + Empilhar o valor

  • Certifique-se de mantê-los simples e relevantes e agregar valor ao seu público.
  • Os bônus sempre devem fazer sentido para a oferta e para o cliente. Coisas que estão diretamente relacionadas à oferta principal. Eles precisam complementar a oferta e não apenas adicionar mais conteúdo.
  • Mencione tudo que compõe sua oferta e agregue o devido valor a cada uma dessas coisas.
  • Explique o valor real da oferta, faça com que ela pareça extremamente mais cara do que realmente é.
    Não sou muito a favor de empilhar preço e no final entregar um super desconto, prefiro agregar valor e deixar minha ofertar “sexy” para no final mostrar que ela é mais barata do que parece.

Dica: os melhores tipos de bônus são coisas que ajudam o público a obter os resultados com mais rapidez/facilidade.

✅ Passo 7 // Revele seu preço

  • Certifique-se de simplificar, deixar claro e preciso. Evite vários valores misturados, seja simples e direto.
  • Você pode explorar o preço contando uma história. Monte algo criativo e honesto que mostre que você se preocupa com seus clientes; use o ponto de vista de que você está fazendo um favor ao seu público.
  • Crie exclusividade, faça-os se sentirem especiais.
    Exemplo:
    “Esta é uma forma de agradecer a você / minha comunidade por estar nesta jornada comigo por tanto tempo…”
    “Como uma oferta especial para os primeiros membros deste produto/serviço…

✅ Passo 8 // Injetar escassez e Urgência

• URGÊNCIA

Exemplos para criar uma urgência para a oferta:

  • O preço aumentará após a data X;
  • Desconto de xx% se comprar agora;
  • Contagem regressiva;
  • Restam apenas X dias;
  • Enquanto durarem as vagas;
  • A oferta termina em [data].

• ESCASSEZ

Torne a disponibilidade do produto/serviço limitada.

Exemplos:

  • Espaço / vagas / oferta limitada (ex: consultas – só pode atender x clientes de cada vez);
  • Tempo limitado / as inscrições se encerram em… ;

IMPORTANTE:

  • Embora seja uma tática muito poderosa de usar, você terá que garantir que ela seja autêntica. Pense no longo prazo do seu negócio.
  • Deixe claro, avise sobre os aspectos de urgência e escassez.

✅ Passo 9 // Entregue uma garantia

Qual a importância de uma garantia?
Remover qualquer forma de risco, objeção ou medo da mente dos clientes e tornar super fácil para eles a decisão de compra.

Como?

Revele quaisquer medos ou objeções que eles possam ter nesta etapa do processo de vendas e posicione sua garantia em torno deles.

Exemplo:

  • Se por algum motivo, qualquer que seja, você não ficar satisfeito com sua compra após [o período de garantia], nos envie um e-mail [opcional: em xx horas] e reembolsaremos você 100%.
  • Se você achar que isso não funciona para você, após [o período de garantia], nos envie um e-mail [opcional: dentro de xx horas] e nós reembolsaremos você 100%, o mais rápido possível.

✅ Passo 10 // Call to Action / Fechamento da oferta

1- Resuma novamente tudo na oferta.

Informações importantes para lembrá-los:

  • Os principais benefícios;
  • O preço real;
  • O elemento de urgência e escassez;
  • A garantia;
  • Como eles vão conseguir o resultado;
  • Apresentar a visão de futuro novamente.

2 – Siga esta fórmula:

“Se você quiser X [resultado desejado] e alcançar Y [listar os benefícios], então você precisa [ação] antes que acabe”.

3 – Botões

Escreva em primeira pessoa
Exemplo: “Eu quero _______”

Outros exemplos:

  • Quero me inscrever;
  • Quero isso agora;
  • Me envie o presente grátis;
  • Liberar meu acesso agora.

Ficou com alguma dúvida?

Eu acabei de te entregar o meu checklist completo para criar uma copy que converte.

Para algumas pessoas pode ser muita informação de uma vez só.

Por isso, se ficou com alguma dúvida, clique no botão abaixo e me mande no direct do instagram.

Será um prazer responder você por lá!

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