Chamar a atenção de quem está rolando o feed é uma das tarefas mais difíceis e também a mais importante.

Não importa o quão brilhante seja a sua copy, você não conseguirá vender nada para o seu lead se não chamar a atenção dele primeiro.

Eu já tenho a sua atenção?

Então deixe-me mostrar como você pode conseguir a de outra pessoa.

Seu leitor não consegue prestar atenção em tudo

Nosso cérebro se concentra apenas em informações específicas.

A atenção nos ajuda a filtrar o irrelevante e escolher quais informações entrarão e permanecerão em nossa consciência. 

O foco humano é limitado e simplesmente não podemos dar atenção a tudo.

É comum que nossos leads, ao caírem em uma página ou carta de vendas, rolem ela lendo apenas os títulos e observando as imagens.

Assim, quando perceberem algo que os interesse eles param para ler.

Isso garante com que não percam tempo de forma desnecessária.

Portanto, temos que dar a eles um motivo para prestar atenção ao nosso conteúdo.

E mais do que isso.

Conseguimos definir ONDE queremos que eles prestem atenção.

Aqui estão 8 formas de chamar a atenção do seu lead.

Utilize essas dicas não só para chamar atenção deles no primeiro contato, mas também para direcionar o foco do seu leitor e conduzi-lo durante toda a leitura.

#1 – Prenda a atenção na primeira frase

A primeira frase não é o seu título.

Na verdade ela está mais para um subtítulo.

O seu título tem a função de chamar atenção do seu lead, o seu subtítulo ou primeira frase, tem a função de prender essa atenção.

É muito importante que você conheça as dores e desejos do seu leitor.

Assim consegue ir direto ao ponto e prendê-lo pelo emocional.

Ao invés de oferecer qualquer tipo de informação ou falar sobre você, fale sobre ele e mostre que a sua copy foi feita única e exclusivamente com o dever de servi-lo.

#2 – Ajude-o a ver o que você vê

Muitas vezes nós conhecemos tanto o nosso produto ou serviço que acabamos achando que todos conhecem o “óbvio” sobre ele.

E essa é uma grande armadilha.

Ninguém vai dar valor para o que você tem a oferecer a menos que vejam o valor contido naquilo da mesma forma como você vê.

Portanto, você precisa garantir que seu texto seja claro.

Utilize narrativas, descrições, experiências pessoais, estudos de caso e qualquer outra coisa que explique aquilo que é óbvio para você.

Faça com que o leitor veja o mundo através dos seus olhos e ele dará valor às mesmas coisas que você também da.

#3 – Seja pessoal

Quando você torna a sua escrita pessoal, você a torna importante.

Nunca na história da humanidade nós fomos tão solitários.

A internet trouxe muitos benefícios mas com eles também alguns malefícios.

Do outro lado da tela existe uma pessoa solitária, entediada e com problemas pessoais dos quais ela não conversa com ninguém, nem mesmo o seu psicólogo, pois não sabe como falar e acredita que ninguém irá entendê-la.

Conhecer seu público faz com que você consiga dialogar internamente com seus problemas e desejos, é o famoso “parece que isso foi escrito pra mim”.

E realmente foi.

Quando você se torna tão pessoal a ponto de ser íntimo do seu lead, você terá TODA a atenção que desejar.

#4 – Seja emocional

Nossas decisões são emocionais.

Você pode até lutar contra elas, mas no final, uma decisão de compra é uma decisão emocional.

Ela ainda vem com um bônus triplo de adicionar clareza, dar aos seus clientes um motivo para falar sobre você ou a sua empresa e disparar os circuitos cerebrais que ativam o seu comportamento e as suas decisões.

Ganchos emocionais são ótimo no início do seu texto, eu mesmo não começo uma copy sem apelar para a emoção logo de cara.

#5 – Não arrisque

Talvez essa seja a lição mais importante de todas.

Você tem apenas alguns segundos para chamar a atenção de alguém, então não se arrisque com palavras difíceis e complexas.

Essas táticas só tendem a confundir o público, mesmo que apenas por alguns segundos, que é o suficiente para perdê-lo – e uma mente confusa não presta atenção.

Escreva como se uma criança de 5 anos fosse ler a sua carta de vendas oferecendo um curso de Engenharia Cartográfica e Agrimensura.

Você sabe o que é isso?

Pois é, eu também não, e é por isso que precisamos escrever como se estivéssemos conversando com uma criança de 5 anos.

#6 – Capriche no seu direto

Depois de conseguir capturar a atenção do lead, não a desperdice.

Chamar a atenção é como o primeiro golpe de uma sequência “jab – direto” – se você não acertar o segundo golpe, não vai nocauteá-los (e quero dizer nocautear no bom sentido).

Certifique-se de que o seu segundo soco, a informação ou mensagem real para a qual você chamou a atenção em primeiro lugar, vale a pena.

Se não valer, será muito mais difícil fazer com que ele continue a leitura, pois o cérebro do seu cliente em potencial já arquivou suas informações em “não vale a pena nossa atenção”.

Um exercício simples para descobrir se vale a pena ou não manter uma frase no seu texto é ler ela e se perguntar “e dai?”.

Quando você desdenha do que escreveu e se questiona, começa a perceber que talvez essa informação não seja tão importante assim.

Agora, se perceber que na verdade ela tem grande valor e deve continuar no seu texto, então parabéns, você encontrou uma frase que vale a pena ser lida.

#7 – Quebre o fluxo de informações

Ter uma copy inteira como um grande bloco de texto vai jogar a sua conversão pelo ralo.

Isso faz com que seu lead canse rápido da leitura e ignore tudo o que você escreveu a partir da segunda dobra texto.

Para driblar isso, utilize:

  • Imagens;
  • Bullet points (como esse que você está lendo agora);
  • Grife frases;
  • Inclua gifs;
  • Depoimentos;
  • Frases marcantes;
  • Uma foto nu (mentira, não faz isso não).

Você está escrevendo uma copy e não um TCC.

Então brinque com o texto e torne-o interessante.

#8 – Faça perguntas ao seus leads

Faça perguntas ao seu lead durante o texto, isso torna o seu conteúdo mais instigante e mentalmente vira uma conversa entre você e ele.

Quando você dá aos leads uma maneira deles fazerem parte do seu texto, tem a oportunidade de prender a atenção deles por longas horas, em vez de apenas alguns minutos.

E não é só assim que você chama a atenção deles – é assim que você constrói o público que constrói o seu negócio.

E agora?

Bom, agora você vai colocar tudo isso em prática.

MAS ANTES…

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