Uma boa headline garante 80% do sucesso da sua copy, sem exageros.

Ela é o primeiro contato do seu lead com o texto e é exatamente ali onde ele vai decidir continuar lendo ou deixar pra la.

Aqui estão 11 dicas para escrever headlines melhores e garantir que o seu texto chame atenção da maneira correta.

#1 Seja simples e direto

Sem inteligência, piadas ou jogo de palavras. O título direto vai direto ao ponto.

Funciona muito bem com ofertas fortes, nomes de marcas reconhecidas e tipos de produtos ou serviços com os quais o leitor está familiarizado.

Veja o exemplo:

  • Blusas de seda pura com 30% de desconto.

#2 Exponha seu maior benefício

Uma das formas mais simples de garantir que seu título irá funcionar é utilizar seu benefício principal como foco.

Afinal, o seu principal argumento de venda deve estar à vista para atrair o público certo.

Além disso, se eles não lerem nada mais, eles pelo menos viram o melhor argumento de venda da sua oferta.

Se você tiver problemas para escrever esse tipo de título, é um sinal claro de que você precisa pensar um pouco mais sobre seu produto ou serviço.

Veja exemplos:

  • Crie seus próprios cartões, pôsteres e banners em minutos.
  • Tenha um corpo forte e saudável treinando em casa.

#3 Utilize o formato de notícias

Nós somos curiosos por natureza.

Utilize isso para escrever um título que se parece com uma notícia, em vez de propaganda,.

Os famosos “advertoriais”.

E o produto ou serviço não precisa necessariamente ser criado recentemente para ser qualificado como notícia. 

Tem apenas que ser uma notícia para o seu leitor.

Veja exemplos:

  • Cientistas americanos criam alternativa perfeita para a dor nas costas.
  • Conheça a Goma Egípcia que elimina 56% das rugas em 4 semanas.
  • Jovem de 19 anos ganha R$ 4.300 trabalhando em casa com design.

#4 Utilize o “how to”

“How to” ou “como” é o tipo de título que promete ensinar algo para quem está lendo.

O segredo aqui é focar em uma necessidade ou desejo do seu lead e prometer atender a isso.

Mas tenha cuidado pois ele deve destacar o benefício ou resultado final e não o processo em si.

Para escrever um título de How To, comece com as palavras “Como fazer” ou “Como” e, em seguida, preencha com o benefício.

Veja exemplos:

  • Como parar de fumar em 30 dias… Ou seu dinheiro de volta.
  • Como viajar pela América do Sul com R$ 50 por dia.
  • Como ganhar dinheiro trabalhando em casa na internet.

#5 Faça uma pergunta provocativa

Alguns dos melhores títulos de vendas fazem perguntas que envolvem diretamente o leitor.

No entanto, sua pergunta não pode ser aleatória ou inteligente. 

Deve relacionar-se direta e claramente com o principal benefício do produto. 

Deve também estimular o leitor a responder “sim” ou pelo menos “Não tenho certeza, mas quero saber mais”.

Exemplos:

  • Você comete esses seis erros comuns ao falar em inglês?
  • Você sabe quais são os fundos imobiliários ideais para o seu perfil de investidor?

#6 Faça um comando

Pronto para aprender a escrever um título que seja impressionante?

A sua copy muitas vezes fica chata porque não diz ao leitor o que fazer. 

Este tipo de título permite que você seja direto, entregue um benefício e assuma uma postura de comando simultaneamente.

Não é coloquial; é ditatorial – mas de uma forma aceitável.

Exemplos:

  • Cresça seu canal no YouTube em 30 dias.
  • Utilize esse script para conseguir o seu primeiro cliente em 1 semana.

#7 Entregue informações úteis

Vou te contar um segredo…

A maioria das pessoas não quer mais informações. 

Elas estão se afogando em meio a tanta informação disponível na internet.

O que as pessoas realmente desejam é um senso de ordem e previsibilidade em suas vidas. 

Queremos ter uma sensação de poder sobre nosso mundo. 

Portanto, buscamos os segredos, dicas, regras e sistemas que prometem nos ajudar a alcançar nossos objetivos.

Veja como esses títulos prometem informações que fazem exatamente isso:

  • Os segredos mais bem guardados dos milionários [GRATUITO].
  • Os 20 passos que vão acabar com suas preocupações com dinheiro para sempre.

#8 Utilize depoimentos

Eu adoro esse formato, mesmo que poucas pessoas ainda utilizem aqui no Brasil.

O título de depoimento trás consigo um poder muito forte que é:

“Não sou eu quem estou falando, é meu cliente”

Veja exemplos:

  • “Simplesmente, o melhor software de design já lançado” – Rafael S.
  • “Esta dieta funcionou para mim. Pode funcionar para você também” – Letícia V.

#9 Seja pessoal

As pessoas querem saber imediatamente se o que estão prestes a ler é realmente relevante para elas.

Portanto, quanto melhor você conhecer seu lead, melhor poderá criar o título perfeito para ele.

Imagine que você está falando com alguém pessoalmente. O que você diria para capturar e prender a atenção dessa pessoa?

Exemplo:

  • A forma mais rápida de emagrecer para quem está acima dos 40 anos.

Considerações finais

Utilize essas técnicas como forma de melhorar a qualidade dos seus títulos.

Nem sempre uma mesma técnica será útil para todo tipo de texto, teste e saiba lidar com elas.

Você também pode misturá-las em alguns casos específicos.

Mas o mais importante de tudo é que invista a maior parte do seu tempo escolhendo a sua headline pois ela é quem garantirá 80% do sucesso da sua copy.

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