Uma boa headline garante 80% do sucesso da sua copy, sem exageros.
Ela é o primeiro contato do seu lead com o texto e é exatamente ali onde ele vai decidir continuar lendo ou deixar pra la.
Aqui estão 11 dicas para escrever headlines melhores e garantir que o seu texto chame atenção da maneira correta.
#1 Seja simples e direto
Sem inteligência, piadas ou jogo de palavras. O título direto vai direto ao ponto.
Funciona muito bem com ofertas fortes, nomes de marcas reconhecidas e tipos de produtos ou serviços com os quais o leitor está familiarizado.
Veja o exemplo:
- Blusas de seda pura com 30% de desconto.
#2 Exponha seu maior benefício
Uma das formas mais simples de garantir que seu título irá funcionar é utilizar seu benefício principal como foco.
Afinal, o seu principal argumento de venda deve estar à vista para atrair o público certo.
Além disso, se eles não lerem nada mais, eles pelo menos viram o melhor argumento de venda da sua oferta.
Se você tiver problemas para escrever esse tipo de título, é um sinal claro de que você precisa pensar um pouco mais sobre seu produto ou serviço.
Veja exemplos:
- Crie seus próprios cartões, pôsteres e banners em minutos.
- Tenha um corpo forte e saudável treinando em casa.
#3 Utilize o formato de notícias
Nós somos curiosos por natureza.
Utilize isso para escrever um título que se parece com uma notícia, em vez de propaganda,.
Os famosos “advertoriais”.
E o produto ou serviço não precisa necessariamente ser criado recentemente para ser qualificado como notícia.
Tem apenas que ser uma notícia para o seu leitor.
Veja exemplos:
- Cientistas americanos criam alternativa perfeita para a dor nas costas.
- Conheça a Goma Egípcia que elimina 56% das rugas em 4 semanas.
- Jovem de 19 anos ganha R$ 4.300 trabalhando em casa com design.
#4 Utilize o “how to”
“How to” ou “como” é o tipo de título que promete ensinar algo para quem está lendo.
O segredo aqui é focar em uma necessidade ou desejo do seu lead e prometer atender a isso.
Mas tenha cuidado pois ele deve destacar o benefício ou resultado final e não o processo em si.
Para escrever um título de How To, comece com as palavras “Como fazer” ou “Como” e, em seguida, preencha com o benefício.
Veja exemplos:
- Como parar de fumar em 30 dias… Ou seu dinheiro de volta.
- Como viajar pela América do Sul com R$ 50 por dia.
- Como ganhar dinheiro trabalhando em casa na internet.
#5 Faça uma pergunta provocativa
Alguns dos melhores títulos de vendas fazem perguntas que envolvem diretamente o leitor.
No entanto, sua pergunta não pode ser aleatória ou inteligente.
Deve relacionar-se direta e claramente com o principal benefício do produto.
Deve também estimular o leitor a responder “sim” ou pelo menos “Não tenho certeza, mas quero saber mais”.
Exemplos:
- Você comete esses seis erros comuns ao falar em inglês?
- Você sabe quais são os fundos imobiliários ideais para o seu perfil de investidor?
#6 Faça um comando
Pronto para aprender a escrever um título que seja impressionante?
A sua copy muitas vezes fica chata porque não diz ao leitor o que fazer.
Este tipo de título permite que você seja direto, entregue um benefício e assuma uma postura de comando simultaneamente.
Não é coloquial; é ditatorial – mas de uma forma aceitável.
Exemplos:
- Cresça seu canal no YouTube em 30 dias.
- Utilize esse script para conseguir o seu primeiro cliente em 1 semana.
#7 Entregue informações úteis
Vou te contar um segredo…
A maioria das pessoas não quer mais informações.
Elas estão se afogando em meio a tanta informação disponível na internet.
O que as pessoas realmente desejam é um senso de ordem e previsibilidade em suas vidas.
Queremos ter uma sensação de poder sobre nosso mundo.
Portanto, buscamos os segredos, dicas, regras e sistemas que prometem nos ajudar a alcançar nossos objetivos.
Veja como esses títulos prometem informações que fazem exatamente isso:
- Os segredos mais bem guardados dos milionários [GRATUITO].
- Os 20 passos que vão acabar com suas preocupações com dinheiro para sempre.
#8 Utilize depoimentos
Eu adoro esse formato, mesmo que poucas pessoas ainda utilizem aqui no Brasil.
O título de depoimento trás consigo um poder muito forte que é:
“Não sou eu quem estou falando, é meu cliente”
Veja exemplos:
- “Simplesmente, o melhor software de design já lançado” – Rafael S.
- “Esta dieta funcionou para mim. Pode funcionar para você também” – Letícia V.
#9 Seja pessoal
As pessoas querem saber imediatamente se o que estão prestes a ler é realmente relevante para elas.
Portanto, quanto melhor você conhecer seu lead, melhor poderá criar o título perfeito para ele.
Imagine que você está falando com alguém pessoalmente. O que você diria para capturar e prender a atenção dessa pessoa?
Exemplo:
- A forma mais rápida de emagrecer para quem está acima dos 40 anos.
Considerações finais
Utilize essas técnicas como forma de melhorar a qualidade dos seus títulos.
Nem sempre uma mesma técnica será útil para todo tipo de texto, teste e saiba lidar com elas.
Você também pode misturá-las em alguns casos específicos.
Mas o mais importante de tudo é que invista a maior parte do seu tempo escolhendo a sua headline pois ela é quem garantirá 80% do sucesso da sua copy.
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