Chamar a atenção de quem está rolando o feed é uma das tarefas mais difíceis e também a mais importante.
Não importa o quão brilhante seja a sua copy, você não conseguirá vender nada para o seu lead se não chamar a atenção dele primeiro.
Eu já tenho a sua atenção?
Então deixe-me mostrar como você pode conseguir a de outra pessoa.
Seu leitor não consegue prestar atenção em tudo
Nosso cérebro se concentra apenas em informações específicas.
A atenção nos ajuda a filtrar o irrelevante e escolher quais informações entrarão e permanecerão em nossa consciência.
O foco humano é limitado e simplesmente não podemos dar atenção a tudo.
É comum que nossos leads, ao caírem em uma página ou carta de vendas, rolem ela lendo apenas os títulos e observando as imagens.
Assim, quando perceberem algo que os interesse eles param para ler.
Isso garante com que não percam tempo de forma desnecessária.
Portanto, temos que dar a eles um motivo para prestar atenção ao nosso conteúdo.
E mais do que isso.
Conseguimos definir ONDE queremos que eles prestem atenção.
Aqui estão 8 formas de chamar a atenção do seu lead.
Utilize essas dicas não só para chamar atenção deles no primeiro contato, mas também para direcionar o foco do seu leitor e conduzi-lo durante toda a leitura.
#1 – Prenda a atenção na primeira frase
A primeira frase não é o seu título.
Na verdade ela está mais para um subtítulo.
O seu título tem a função de chamar atenção do seu lead, o seu subtítulo ou primeira frase, tem a função de prender essa atenção.
É muito importante que você conheça as dores e desejos do seu leitor.
Assim consegue ir direto ao ponto e prendê-lo pelo emocional.
Ao invés de oferecer qualquer tipo de informação ou falar sobre você, fale sobre ele e mostre que a sua copy foi feita única e exclusivamente com o dever de servi-lo.
#2 – Ajude-o a ver o que você vê
Muitas vezes nós conhecemos tanto o nosso produto ou serviço que acabamos achando que todos conhecem o “óbvio” sobre ele.
E essa é uma grande armadilha.
Ninguém vai dar valor para o que você tem a oferecer a menos que vejam o valor contido naquilo da mesma forma como você vê.
Portanto, você precisa garantir que seu texto seja claro.
Utilize narrativas, descrições, experiências pessoais, estudos de caso e qualquer outra coisa que explique aquilo que é óbvio para você.
Faça com que o leitor veja o mundo através dos seus olhos e ele dará valor às mesmas coisas que você também da.
#3 – Seja pessoal
Quando você torna a sua escrita pessoal, você a torna importante.
Nunca na história da humanidade nós fomos tão solitários.
A internet trouxe muitos benefícios mas com eles também alguns malefícios.
Do outro lado da tela existe uma pessoa solitária, entediada e com problemas pessoais dos quais ela não conversa com ninguém, nem mesmo o seu psicólogo, pois não sabe como falar e acredita que ninguém irá entendê-la.
Conhecer seu público faz com que você consiga dialogar internamente com seus problemas e desejos, é o famoso “parece que isso foi escrito pra mim”.
E realmente foi.
Quando você se torna tão pessoal a ponto de ser íntimo do seu lead, você terá TODA a atenção que desejar.
#4 – Seja emocional
Nossas decisões são emocionais.
Você pode até lutar contra elas, mas no final, uma decisão de compra é uma decisão emocional.
Ela ainda vem com um bônus triplo de adicionar clareza, dar aos seus clientes um motivo para falar sobre você ou a sua empresa e disparar os circuitos cerebrais que ativam o seu comportamento e as suas decisões.
Ganchos emocionais são ótimo no início do seu texto, eu mesmo não começo uma copy sem apelar para a emoção logo de cara.
#5 – Não arrisque
Talvez essa seja a lição mais importante de todas.
Você tem apenas alguns segundos para chamar a atenção de alguém, então não se arrisque com palavras difíceis e complexas.
Essas táticas só tendem a confundir o público, mesmo que apenas por alguns segundos, que é o suficiente para perdê-lo – e uma mente confusa não presta atenção.
Escreva como se uma criança de 5 anos fosse ler a sua carta de vendas oferecendo um curso de Engenharia Cartográfica e Agrimensura.
Você sabe o que é isso?
Pois é, eu também não, e é por isso que precisamos escrever como se estivéssemos conversando com uma criança de 5 anos.
#6 – Capriche no seu direto
Depois de conseguir capturar a atenção do lead, não a desperdice.
Chamar a atenção é como o primeiro golpe de uma sequência “jab – direto” – se você não acertar o segundo golpe, não vai nocauteá-los (e quero dizer nocautear no bom sentido).
Certifique-se de que o seu segundo soco, a informação ou mensagem real para a qual você chamou a atenção em primeiro lugar, vale a pena.
Se não valer, será muito mais difícil fazer com que ele continue a leitura, pois o cérebro do seu cliente em potencial já arquivou suas informações em “não vale a pena nossa atenção”.
Um exercício simples para descobrir se vale a pena ou não manter uma frase no seu texto é ler ela e se perguntar “e dai?”.
Quando você desdenha do que escreveu e se questiona, começa a perceber que talvez essa informação não seja tão importante assim.
Agora, se perceber que na verdade ela tem grande valor e deve continuar no seu texto, então parabéns, você encontrou uma frase que vale a pena ser lida.
#7 – Quebre o fluxo de informações
Ter uma copy inteira como um grande bloco de texto vai jogar a sua conversão pelo ralo.
Isso faz com que seu lead canse rápido da leitura e ignore tudo o que você escreveu a partir da segunda dobra texto.
Para driblar isso, utilize:
- Imagens;
- Bullet points (como esse que você está lendo agora);
- Grife frases;
- Inclua gifs;
- Depoimentos;
- Frases marcantes;
- Uma foto nu (mentira, não faz isso não).
Você está escrevendo uma copy e não um TCC.
Então brinque com o texto e torne-o interessante.
#8 – Faça perguntas ao seus leads
Faça perguntas ao seu lead durante o texto, isso torna o seu conteúdo mais instigante e mentalmente vira uma conversa entre você e ele.
Quando você dá aos leads uma maneira deles fazerem parte do seu texto, tem a oportunidade de prender a atenção deles por longas horas, em vez de apenas alguns minutos.
E não é só assim que você chama a atenção deles – é assim que você constrói o público que constrói o seu negócio.
E agora?
Bom, agora você vai colocar tudo isso em prática.
MAS ANTES…
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