Existe um conceito que muitos brasileiros tem enraizado que é o seguinte “o que os outros pensam de mim não importa”.

Acreditamos que só o que importa é o que eu mesmo acho de mim e pronto, acabou.

E com isso começamos a criar uma estrutura que carrega essa filosofia, sendo que o que os outros pensam de você é quase que 100% do seu negócio.

Um exemplo prático disso, imagina se você precisa de um advogado para resolver um grave problema de família e chegando no escritório dele você encontra o cara todo mal arrumado e com o escritório bagunçado.

O que você acharia disso? sentiria confiança nesta pessoa para resolver seu problema?

Por mais que ele seja o melhor advogado da sua cidade, ele não te passou autoridade alguma pois a sua concepção de como ele deveria estar vestido e se portando era diferente.

Quando a autoridade dele cai, a credibilidade também, o preço, etc…

E isso irá influenciar diretamente na sua decisão de compra.

A mesma coisa irá acontecer com seus possíveis clientes caso você deixe de se importar com o que as outras pessoas pensam sobre você ou seu negócio.

Se você não conseguir gerar autoridade, sua credibilidade cai, seu preço será sempre o mais barato e você será sempre a última opção.

Estou começando agora, como criar autoridade?

Construa seu case!

Não existe nada que irá te gerar autoridade mais rápido do que seus cases bem sucedidos.

Mostre seus clientes satisfeitos, peça depoimentos, pergunte o que acharam do serviço ou produto que compraram de você, qual foi a mudança na vida dessa pessoa.

Pois isso irá servir para você vender cada vez mais.

A regra é simples, contra fatos não há argumentos.

Assim, sempre que um possível cliente seu se sinta inseguro em adquirir seu produto ou serviço ele irá ver que pessoas que estavam na mesma posição que ele já tomaram esta atitude e tiveram ótimos resultados ou se sentiram transformadas de alguma forma.

Mas Felippe eu não tenho nenhum cliente ainda

Cara, trabalha de graça!

Se sacrifique uma ou duas vezes para construir seu primeiro case, não importa se ele for simples e pequeno.

Mas já será o suficiente para você começar a montar sua autoridade.

Dicas essenciais para construir autoridade

Sabe quando você entra em um site e ele está todo feio?

Imagens tortas e em baixa definição, difícil de achar o que você precisa la dentro, esse tipo de coisa…

Isso já faz você perder credibilidade.

Hoje em dia 99% das pessoas pesquisam por um local na internet antes de irem até ele.

E se você não impressionar seu possível cliente logo na primeira visita ao seu site ou redes sociais ele irá comprar do seu concorrente!

Então não é nem uma dica, é uma LEI que você trabalhe bem sua imagem no digital e aumente a percepção do seu cliente sobre o seu negócio antes mesmo de ele ir até lá.

E algumas dicas simples que você pode estar começando a aplicar ainda hoje para conseguir melhorar sua credibilidade são:

  1. Prova social (depoimentos dos seus clientes)
  2. Imagens em alta resolução (se preciso contrate um fotógrafo para uma seção de fotos)
  3. Dúvidas sempre respondidas (tente responder seu possível cliente o mais rápido possível pois ele não quer perder tempo e se você demorar ele irá para a concorrência)
  4. Design da estrutura (busque sempre ter um perfil visualmente agradável e funcional)

Profissional estilo Batman 🦇

Esta parte é mais para quem trabalha com a própria imagem, personal trainer, advogados, cirurgiões, fotógrafos, etc…

Algo extremamente comum é que geralmente essas pessoas possuem 2 perfis.

Um profissional e um pessoal.

E o grande problema nisso é que para quem não te conhece e está pesquisando sobre você irá encontrar os dois perfis e irá parecer que você leva uma vida dupla.

No seu perfil pessoal tem fotos e vídeos em festas, opinião política, férias, etc…

No perfil profissional apenas termos técnicos, e você com cara de sério(a).

É como se você vestisse a capa do Batman e se transformasse na hora de ir trabalhar.

Se você precisa da sua imagem para vender seu trabalho, minha dica é que fique apenas com um perfil e se prive de postar algumas coisas que com o passar do tempo se tornam irrelevantes.

Um belo exemplo prático: Uma fotógrafa veio conversar comigo e perguntar o motivo de não estar conseguindo vender pela rede social, quando entrei no instagram dela para ver o que estava acontecendo logo de cara tinha um stories em destaque que se chamava “Carnavrau”. Eu nem precisei descer para ver o resto…

Entenda que as pessoas ainda não te conhecem, e aposto que você já ouviu falar “a primeira impressão é a mais importante”.

Pois é, os tempos mudaram e a primeira impressão agora é online.

Então cuide da sua imagem e pense muito bem no que irá fazer daqui para frente, seja transparente, seja você mesmo.

Mas não ao ponto de manchar sua imagem em relação aos seus clientes, entenda que todos temos crenças e que elas devem ser respeitadas.

“Se você não gosta o problema é seu”

Ah como dói…

Já perdi as contas de quantas vezes eu vi esse tipo de coisa…

Quando somos donos do próprio negócio é como se fosse um filho, queremos amar e proteger ele de tudo.

Mas as vezes precisamos tomar um pouco de cuidado com o ego para não acabar falindo!

Bem, o que quero dizer com isso?

Na internet existe uma coisa chamada avaliações.

Assim como sua imagem ajuda uma pessoa a tomar a decisão de ir até o seu estabelecimento ou comprar seu serviço, as avaliações também ajudam.

Pois se a pessoa olha seu perfil e está “ok” agradável e confiável, o próximo passo é ver suas avaliações para saber o que as pessoas acham de você.

Isso é tipo uma prova social só que mais simples.

Até ai tudo bem, mas você da atenção para isso? Você responde os comentários positivos e negativos?

Já vi muita gente APAGANDO comentário negativo, teve até um caso que o dono do negócio desaforou o cliente pois o cliente reclamou sobre ele na internet…

Gente, pelo amor, vamos usar isso a nosso favor???

Nunca deixe de agradecer todas as pessoas pelo feedback positivo.

E quando for um feedback negativo, pergunte o motivo do problema, se esclareça, peça desculpas pelo ocorrido e pergunte como pode fazer para resolver o problema desta pessoa, ou melhor, diga que irá recompensar ela e espera para uma segunda chance.

Todos somos humanos, todos erramos, precisamos aprender com isso.

Na internet quanto mais próximo de um ser humano você for, com mais facilidade seus possíveis clientes vão se identificar com a sua empresa.

Então não deixe de mostrar isso.

Assim todos vão notar que vocês são como qualquer outra pessoa, nem melhor e nem pior.

E além disso ainda querem resolver o problema de seus clientes da melhor forma possível!

E agora o que eu faço?

Aplique!!!

Se você tem uma equipe de marketing, social media ou alguém responsável por cuidar da sua empresa na internet, repasse todos os pontos essenciais para esta pessoa.

E busque entender que a internet faz parte do seu negócio, de a importância devida a ela e use isso a seu favor.

Sua imagem está diretamente ligada ao seu faturamento, quer que eu te ajude com isso?

Entre em contato comigo para eu entender melhor o seu negócio e construir um plano de ação personalizado para você.

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